terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cine Debate aborda a questão da homossexualidade

Levantar a questão da homossexualidade por meio do audiovisual foi à proposta do primeiro Cine Debate da 6ª Semana da Diversidade Sexual. O evento aconteceu na última segunda-feira, dia 09 de setembro, às 19h no Salão da Peteca, localizado no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).


Organizado pelo Levante Popular da Juventude e pelo Coletivo Carcará, o Cine Debate teve como objetivo debater as questões temáticas apresentadas nos três curtas exibidos: “Leve-me para sair”, “Eu não gosto de meninos” e “Terceiro sexo”. “O cinema é uma das artes que alcança todos os tipos de classes, além de ter a capacidade de agregar valores a partir de temáticas pouco debatidas na sociedade”, afirma o representante do Levante Popular da Juventude, Rafael Teodoro.

Convidada para participar do Cine Debate, a psicóloga Artemis Alvarenga explica que “O que eu vi de denominador comum nos três filmes foi à própria construção da sexualidade. Nossa sociedade ainda dá mostras de regressos em relação à questão da homossexualidade e, a Lei da Cura Gay, proposta pelo deputado João Campos, é uma prova disso”, opina.

Para o professor de teatro da UFSJ, Frederico Bustamante, a homossexualidade não deveria ser o foco das observações, e nem visto pelos outros como um problema na vida dessas pessoas.  “Uma coisa que me chamou atenção é a questão da individualidade humana de cada um e também acho bonito esse posicionamento de jovens de se colocar diante de seus desejos e orientações”, ressalta.

Segundo Carlos Bem, responsável pela comissão organizadora do evento, a questão da identificação diz respeito à necessidade de se ter referências positivas na construção dessa identidade. Segundo ele, “a sexualidade é uma dinâmica, uma construção cotidiana e que, inclusive, dentro do Movimento LGBT ainda é preciso desconstruir essas definições de ser ativo e ou ser passivo”. Ele ainda ressalta que “essas definições - O que é ser lésbica? / O que é ser gay? / O que é ser travesti? - são importantes do ponto de vista político para resignificar o espaço social”.


Próximas atividades

- Terça-Feira: 10 de setembro
19h: Oficina: “Juventude, saúde e prevenção da AIDS”
Local: Escola Estadual Garcia de Lima

- Quarta-Feira: 11 de setembro

09h: Oficina: “Juventude, saúde e prevenção da AIDS”
Local: Escola Polivalente

19h: I Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos
Local: Escola Municipal Maria Tereza

_____
Texto: Marina Ratton
Edição: Natália Giarola
Fotos e vídeo: Thaís Machado

0 comentários:

Postar um comentário