segunda-feira, 2 de setembro de 2013

MGRV divulga programação da Parada LGBT com a presença do prefeito Helvécio Reis

Na inauguração da nova sede do movimento o prefeito promete sancionar lei, durante a parada, que cria Conselho Municipal LGBT

            A comissão organizadora da 6ª edição da Semana da Diversidade Sexual e Parada da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da região das Vertentes, divulgou, no último sábado, dia 31 de agosto, a programação oficial dos eventos. O lançamento ocorre em conjunto com a inauguração da nova sede do Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), localizada na Rua Antônio Daldegan 51, Fábricas.  

Prefeito Helvécio e Movimentos sociais
            Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis, o secretário municipal de turismo e cultura, Pedro Leão, o responsável pela comissão organizadora da parada e Articulação Brasileira de Jovens Gays, Carlos Bem; o presidente e vice-presidente do MGRV Dalpson Soares e Leonardo Dâmaso, além de lideranças de grupos sociais como o Levante Popular da Juventude, Carcará, Grupo de Pais e Homossexuais e OAB. 

            Com o tema “Estado Laico Já! PLC 122 SIM”, a 6ª Semana da Diversidade Sexual e 6ª Parada LGBT acontecerá entre os dias 07 a 15 de setembro. O objetivo do evento é reivindicar a aprovação da criminalização da homofobia (PLC122) que tramita no senado, além de defender o respeito à Constituição Federal no que diz respeito à laicidade do Estado.
            Para o prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis, os eventos, que fazem parte do calendário oficial da cidade, representam um avanço na divulgação de informações essenciais para a população. “A parada gera um debate social acerca dos temas levantados e a prefeitura deve participar ativamente desse debate”, afirma o prefeito que acrescenta “nós esperamos ansiosamente a aprovação do projeto de Lei que cria o Conselho Municipal LGBT. Se aprovado, iremos sancionar a lei durante a Parada, no dia 15 de setembro”, assegura.

            Carlos Bem, responsável pela comissão organizadora da parada e representante da Articulação Brasileira de Jovens Gays, ressalta que este ano há uma participação ativa da prefeitura e de secretarias como a de Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo e principalmente a de Saúde, uma vez que a luta contra o HIV e a AIDS continua sendo uma das grandes defesas do movimento. “Há 06 anos realizamos a semana da diversidade sexual e a parada LGBT. Temos muitos avanços conquistados e muitos a avançar. A visibilidade da população LGBT é essencial para o protagonismo e autonomia enquanto cidadãos. E o poder público tem o dever de desenvolver políticas públicas de inclusão e combate à discriminação” afirma Bem.      

            O presidente do MGRV, Dalpson Soares, explica que “este ano nós temos uma comissão organizadora do evento que não é composta apenas pelo Movimento Gay, mas por vários outros como o Grupo de Pais e Homossexuais, Umes, Levante Popular da Juventude, Carcará e OAB. Todos em defesa da aprovação da PLC 122 e do respeito ao estado laico”.
            Para Dagoberto Arnaut, coordenador do grupo de pais de homossexuais da cidade, a parada é importante porque vem precedida da Semana da Diversidade, que discute temas relevantes para o público LGBT, como direitos civis, saúde e cidadania. “Ela também proporciona o único momento onde há a conquista do espaço público pelo público LGBT, direito que eles não possuem no dia a dia da cidade”, assegura o coordenador.

            Ele ainda defende a aprovação da PLC 122. “A criminalização da homofobia é uma conquista essencial para nós, pais. Pois ela está diretamente relacionada ao nosso temor cotidiano: a segurança dos nossos filhos. Isso é o que mais há de comum nos pais de todos os homossexuais”, conclui Arnaut.

Programação da Semana da Diversidade Sexual e Parada Gay da região das Vertentes

            A programação da 6ª Semana da Diversidade Sexual começa no próximo sábado, dia 07 de setembro, com grito dos excluídos e segue até o dia 15 de setembro com a Parada da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da região das Vertentes, que tem como grande novidade a apresentações culturais num palco que será montado para o encerramento na Avenida Tancredo Neves.


0 comentários:

Postar um comentário