terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sancionada lei que cria Conselho LGBT em São João del-Rei

Ato ocorreu durante a 6ª parada Gay com a presença do prefeito Helvécio Reis

O Projeto de Lei 6556, que cria o Conselho LGBT, foi sancionado no último domingo, dia 15 de setembro pelo prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis. A assinatura da lei ocorreu durante a 6ª Parada da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da região das Vertentes, que contou com a presença de mais de sete mil pessoas.

São João del-Rei é a primeira cidade do estado a ter um conselho como esse, que tem como objetivo combater a homofobia, o preconceito e a exclusão social, acompanhar a implementação de políticas públicas e colaborar na defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros

Para o prefeito Helvécio, a lei avança no reconhecimento do direito de classes minoritárias, como a LGBT, negros e mulheres. “Sendo São João del-Rei uma cidade tradicional, a sanção da lei passa uma noção de que a mentalidade está mudando, de que as pessoas estão tento um sentimento de que elas podem escolher o que querem para sua vida. Para mim é motivo de orgulho sancionar publicamente a criação do Conselho LGBT e avançar nos debates que possam melhorar as relações entre os homossexuais, mulheres e negros. Enfim, todos aqueles segmentos que se sentem de alguma maneira violentados pelo racismo ou qualquer forma de discriminação”, garante.

O deputado federal Nilmário Miranda, que também estava presente na Parada, afirma que “pela primeira vez em São João del-Rei um prefeito participa de um evento como este, dando passos importantes na luta dos direitos humanos. Além disso, a presença do Helvécio é muito importante, porque ele tem um prestigio intelectual e político muito grande. Assim como foi importante o ex-presidente Lula convocar a primeira conferência LGBT e sancionar o programa Brasil sem Homofobia”.

Segundo Carlos Bem, responsável pela comissão organizadora da parada e representante da Articulação Brasileira de Jovens Gays, “o movimento sai fortalecido quando o poder público reconhece nossa existência e se dispõe a trabalhar na defesa dos direitos humanos de todas e todos. Foi isso que aconteceu na parada com a presença do Prefeito Helvécio Reis”.


0 comentários:

Postar um comentário